Notícias

CONFIRA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA CASAS COMERCIAL MOREIRA

Otimismo segue em alta no mercado de blocos e pisos de Concreto

(26/04/2013)

Mercado imobiliário favorecido pelo crédito em expansão, lançamentos voltados para segmentos de média e baixa renda, obras de infraestrutura para megaeventos, programas habitacionais como Minha Casa, Minha Vida. Segundo pesquisa semestral realizada em novembro pela Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto (BlocoBrasil), o setor de pré-fabricados leves (blocos e pisos intertravados de concreto) deve manter o crescimento atual, expectativa influenciada principalmente por esses fatores. O objetivo da pesquisa, feita com associados da BlocoBrasil, foi identificar as macrotendências setoriais do mercado de pré-fabricados leves de concreto e a expectativa de crescimento dos fabricantes.

Os resultados apontaram que 63% das indústrias de blocos de concreto esperam crescer entre 10% e 30% nos primeiros seis meses de 2011, enquanto 21% das indústrias estimam crescer acima de 30% no próximo semestre.

Apoiado pelo crescimento econômico, o mercado de trabalho no setor de blocos de concreto deve adotar algumas medidas para aumentar a produtividade. As principais são a aquisição de novos equipamentos e a contratação de novos funcionários.

Dentre os fatores responsáveis por essa melhora na indústria de blocos de concreto estão o aquecimento da economia, fator que estimulou o crescimento do mercado imobiliário, o programa habitacional do governo Minha Casa, Minha Vida, e as obras de infraestruturas relacionadas à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016.

"Esta nova pesquisa demonstra que os fabricantes de blocos e pisos intertravados de concreto estão confiantes na manutenção e crescimento da atividade econômica no primeiro semestre de 2011 e, também, que pretendem investir em máquinas e equipamentos e em processos para melhorar a produtividade das fábricas", avalia o arquiteto Carlos Alberto Tauil, consultor técnico da BlocoBrasil.

COMENTÁRIOS